terça-feira, 28 de outubro de 2008

UNESP Sorocaba recebe palestra do Sebrae sobre como planejar uma empresa


Os alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Ambiental da Unesp Sorocaba receberam na noite da última quarta-feira uma palestra sobre como planejar uma empresa. A palestra foi inserida no conteúdo da disciplina Empreendedorismo, ministrada pelo professor José Arnaldo F. Roveda, e foi oferecida pelo consultor do Sebrae João Batista Duarte.

Durante pouco mais de três de horas, Duarte mostrou aos alunos que para empreender não bastam boas idéias e algum recurso em caixa. Dentre outros atributos necessários, tais como identificação de idéias e oportunidades, busca de informação e motivação pessoal, um se destaca muito à frente dos demais: a necessidade de determinar um Plano de Negócios (PN).

E foi justamente no Plano de Negócios que o experiente consultor do Sebrae concentrou sua palestra. Segundo Duarte, o PN é fundamental porque é o instrumento que permite avaliar, por exemplo, a viabilidade do empreendimento. Pode também ajudar a definir metas, estratégias e mesmo minimizar os riscos. Dessa forma, serve como um importante guia para o empreendedor.

Ele recomenda que quem deseja abrir seu próprio negócio siga as 12 etapas do PN elaboradas pela equipe do Sebrae: (1) descrever o empreendimento, (2) definir os clientes, (3) conhecer os concorrentes, (4) conhecer os fornecedores, (5) descrever os produtos e/ou serviços oferecidos, (6) indicar a localização do negócio, (7) descrever o método de produção, (8) conhecer a mão-de-obra, (9) estipular o preço do produto e/ou serviço oferecido, (10) definir estratégias de marketing, (11) fazer um planejamento financeiro e (12) definir metas.

Sobre essa última etapa, o consultor foi enfático: "É fundamental definir metas para um, cinco e dez anos. Metas de produção e de venda". Duarte também lembrou que o equilíbrio emocional é um bônus para quem pretende arcar com o ônus da responsabilidade de gerir uma empresa. Uma forma de atingi-lo, conforme indicou, é meditando. Mesmo durante o horário de trabalho.

Para a estudante Fabiane Karen Godoy, do sétimo semestre de Engenharia Ambiental, essa técnica de concentração é bastante produtiva. "Ela é importante para o desenvolvimento da imaginação e para manter o equilíbrio mental?, acredita. A estudante também se mostrou satisfeita com os roteiros para organização pessoal do tempo propostos num vídeo exibido por Duarte. ?Gostei das explicações sobre os métodos de organização do tempo através do roteiro do tempo diário, no qual anotamos as tarefas diárias para então diagnosticar nossas falhas. Me parece bastante produtivo", diz.

Tanto quanto Fabiane, Danilo Iwano, do nono semestre de Engenharia de Controle e Automação, também se mostrou entusiasmado com o roteiro para administrar o tempo. Ele conta que repetidas vezes fica acordado de madrugada para finalizar trabalhos cobrados pela faculdade. "Se soubesse administrar melhor meu próprio tempo, talvez conseguisse dormir em horários menos insólitos", admite.

Antes de encerrar a palestra, o consultor lembrou que a inovação é um atributo bastante valorizado no empreendedorismo. "Por que não nós imaginarmos alguma coisa para que outras pessoas a comprem depois?". A inventividade, segundo ele, nunca saiu tampouco sairá de moda.

Fonte: Unesp

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário