segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Robô submarino consegue girar sobre seu eixo sem sair do lugar

Robô submarino consegue girar sobre seu eixo sem se movimentar
Visão esquemática do Odyssey IV, um robô submarino capaz de girar ao redor de seu eixo sem precisar se movimentar.[Imagem: MIT Sea Grant AUV Lab]

Os robôs submarinos ocupam o segundo lugar entre os robôs mais utilizados pelo homem, sendo superados apenas pelos robôs industriais. Até hoje, porém, eles tinham uma limitação bastante grande: como os tubarões, eles somente podem ser operados movimentando-se continuamente para a frente.

Essa limitação se mostra bastante séria nos robôs utilizados em pesquisas científicas, limitando sua capacidade de manobra e observação e aumentando muito a duração das missões de coleta pelas constantes necessidades de ir e vir apenas para mudar ligeiramente de posição.

Robô-submarino-helicóptero

Agora, pesquisadores do MIT estão construindo o primeiro robô submarino que consegue virar como se fosse um helicóptero, sobre o seu próprio eixo, sem precisar sair do lugar.

Batizado de Odyssey IV, o novo robô submarino será utilizado por empresas de petróleo, arqueólogos e em missões científicas de coleta de amostras no fundo do mar.

Controle total

Os mecanismos que permitem que o Odyssey IV gire sobre seu próprio eixo também permitem que ele pare em qualquer profundidade e corrija sua posição constantemente em reação à movimentação da correntes marinhas e a obstáculos encontrados em seu caminho.

"As pessoas querem ser capazes de trabalhar no oceano e parar e flutuar para fazer uma tarefa específica. Até agora, você podia apenas passar sobre uma área, tirar uma foto, então passar de novo e tirar outra foto. Agora, nós podemos parar sobre uma cena de interesse, ficar lá e fazer medições. Nós seremos capazes de observar as regiões submarinas com muito mais detalhe," diz o pesquisador Chryssostomos Chryssostomidis.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário