quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Robô israelense substitui limpador de janelas

 
São Paulo, 28 de outubro de 2008 – Na lista dos trabalhos mais perigosos do mundo, quase sempre é possível encontrar o cargo de limpador de janelas. Dependendo da altura do prédio, o funcionário pode ficar pendurado a uma boa distância do chão. No caso de um arranha-céu, então, a altura é ainda maior. Mas uma empresa israelense parece ter encontrado a solução para esse problema.

A Skybot pretende substituir os homens por robôs. O primeiro deles, batizado de M1, é equipado com inteligência artificial e consegue limpar vidros em qualquer altura, durante o dia ou à noite. Como se não bastasse, ele ainda é mais rápido do que um ser humano e o custo da limpeza sai mais em conta.

Outro aspecto que chama a atenção no M1 é o ganho de segurança. Apenas nos Estados Unidos, cerca de 70 limpadores de janela morrem a cada ano e outros 130 saem feridos.

O sistema consiste em um computador que controla a unidade de manutenção do edifício, o compartimento onde normalmente ficam as pessoas durante o trabalho, para posicioná-la no lugar certo.

A partir daí, é possível controlar as operações do M1. Usando água e detergentes, o robô limpa as janelas e remove o excesso de líquidos. Feito de alumínio, ele fica conectado diretamente ao compartimento.

De acordo com a Skybot, é possível limpar uma superfície de 500 metros quadrados em uma hora, enquanto uma equipe humana levaria um dia inteiro para chegar à metade desse valor.

Atualmente, os robôs da Skybot já estão em operação em alguns edifícios em Israel e na Holanda.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário