quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Mostra na MAUÁ reúne inovações tecnológicas e soluções para o mercado desenvolvidas pelos alunos


Isotônico de pseudocaule da bananeira, Cabine para aplicação automática de protetor solar e bronzeador, Mão robótica para uso industrial e Máquina de fazer pastéis, totalmente automatizada, são alguns dos mais de 140 projetos que estarão expostos na EUREKA 2008, mostra anual dos Trabalhos de Graduação dos formandos do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. A exposição reúne trabalhos de alunos dos cursos de Administração, Engenharia (nas habilitações Alimentos, Civil, Controle e Automação, Elétrica, Mecânica, Produção Mecânica e Química), Gestão Ambiental, Marketing e Processos Gerenciais. O evento acontece no período de 18 a 20 de outubro no campus da Mauá em São Caetano do Sul e é aberto ao público, com entrada franca.

Durante três dias, os visitantes da EUREKA 2008 poderão conhecer, e em alguns casos, degustar produtos ou testar equipamentos desenvolvidos pelos alunos da Mauá, além de conferir a aplicação de novas tecnologias em diferentes áreas e obter detalhes sobre estudos visando soluções para problemas envolvendo, por exemplo, o aquecimento global. O objetivo da mostra é divulgar os projetos para empresas de diferentes segmentos, aproximar o meio acadêmico do empresarial e disseminar conhecimentos. Resultado de meses de pesquisas dos estudantes sob orientação de seus professores, os trabalhos apresentam desde opções para tornar mais simples o dia-a-dia das pessoas, até produtos que objetivam melhorar a qualidade de vida das pessoas, inclusive aquelas com necessidades especiais, além de alternativas que conjugam bem-estar e lazer.

Pensando em contribuir para a melhoria da auto-estima e maior independência dos usuários de cadeiras de rodas, estudantes de Engenharia de Controle e Automação introduziram algumas adaptações no equipamento para permitir ao cadeirante elevar e girar o assento. Com isso, o usuário pode mover-se com agilidade em espaços físicos reduzidos, podendo, por exemplo, entrar e sair de um elevador de frente. As pesquisas demonstraram que é possível desenvolver o produto a um custo menor do que os das cadeiras semelhantes existentes no mercado, mas que não têm tantas funcionalidades. O protótipo foi fabricado em aço carbono, mas o grupo também calculou o custo de produção da Cadeira de rodas automatizada com estrutura de alumínio e pretende apresentá-lo aos interessados na fabricação desse produto.

Fonte: Mauá

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário