quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Computação

Robôs dominarão 30% do exército americano até 2020
 
São Paulo, 07 de agosto de 2008 - Trinta por cento do exército dos Estados Unidos será composto por robôs até 2020, segundo o Departamento de Tecnologia da Washington University. Doug Few e Bill Smart, especialistas em engenharia de computadores, dizem que o Pentágono deseja introduzir mais tropas robotizadas nas forças armadas na próxima década, mas ressaltam que as máquinas serão controladas por pessoas, através de algum tipo de comando, como joystic ou computador.

Os pesquisadores estão testando o controle do console Nintendo Wii, que tem sensor de movimentos, para manipular os robôs. No futuro, um aparelho semelhante poderá ajudar os soldados a controlar melhor as máquinas em situações de perigo, segundo o site da universidade. Quanto ao objetivo de ocupar 30% do exército com esses sistemas, os cientistas são claros: "É uma corrente de comando. Ninguém quer dar autonomia a um sistema de armas, nem que eles tomem uma decisão errada"

O exército norte-americano já usa veículos aéreos e máquinas terrestres para detectar explosivos. O avanço na tecnologia e em seu uso, no entanto, levantam questões éticas, como a quem culpar caso um robô mate alguém. "Quando eu olhei o Packbot, percebi que se um robô não estivesse ali, poderia ser alguma criança", diz Doug Few, ao comentar sobre o modelo mais utilizado pelas forças armadas, da empresa iRobot.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário