domingo, 20 de julho de 2008

União Européia dá alerta sobre pegadinha do ringtone

Do site G1

 

 

80% dos sites da Europa que oferecem toque de celular adotam práticas fraudulentas. Essas páginas não informam o valor total do download, por exemplo.

 

Uma comissária da União Européia afirmou nesta quinta-feira (17) que oito entre dez sites que oferecem ringtones (toques de celular) e imagens para esses telefones no continente enganam os consumidores com taxas escondidas ou anúncios falsos.

Segundo Meglena Kuneva, uma investigação realizada em toda a Europa encontrou práticas fraudulentas, como aquelas que escondem o verdadeiro custo do download ou que não informam os internautas sobre a assinatura involuntária de novos serviços. “Está claro que os consumidores estão sendo enganados.”

A comissária disse estar instruindo os governos a irem atrás desses golpistas. Para confirmar as fraudes, a Comissão Européia investigou mais de 500 sites, concluindo que 80% deles infringem leis de anúncios. A ação foi motivada por reclamações de diversos consumidores.

“Para adquirir ringtones com segurança, cheque os detalhes toda a vez que fizer compras e certifique-se de não estar fazendo assinaturas de serviços que você não solicitou.

Os ringtones, que têm os adolescentes como principal público, respondem por quase um terço do conteúdo móvel comercializado na Europa. No ano passado, suas vendas somaram 691 milhões de euros (cerca de R$ 1,75 bilhão).

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário