domingo, 13 de julho de 2008

Escolas municipais disputam campeonato internacional

Do site www.parana-online.com.br

 

 

Cerca de 70 alunos de dez escolas municipais de Curitiba disputaram ontem uma das quatro vagas para a etapa brasileira do Campeonato Internacional de Robótica, que acontece em São Paulo no próximo mês. A promoção First Lego League (FLL) é da empresa dinamarquesa Lego, de brinquedos pedagógicos, que vai selecionar as melhores equipes para uma disputa mundial, em Atlanta, nos Estados Unidos, em 2009. O tema deste ano do campeonato foi energias alternativas.

 

A proposta é estimular os alunos a pesquisar em suas comunidades problemas relacionados ao tema e desenvolver soluções que atendam à demanda. Além disso, construir com as peças Lego simuladores de desafios. De acordo com a gerente de Tecnologias da Secretaria de Educação de Curitiba, Estela Endlich, o campeonato objetiva desperta o conhecimento científico nos alunos. “É aplicar todas as áreas de conhecimento que eles têm em sala de aula de forma prática”, comenta Estela. No passado, Curitiba ficou em sétimo lugar geral na etapa nacional do campeonato.

 

Dentre os projetos desenvolvidos está o dos alunos da Escola Albert Schweitzer, que montaram uma placa solar para o aquecimento de água de uma creche. O técnico do projeto, Luiz Felipe da Silva, conta que foram utilizados como matéria-prima garrafas pet e caixas de leite, que, depois de pintadas, foram conectadas a tubos de PVC e à tubulação da unidade. “O calor aquece a água que é gerada para toda a creche”, explica. A experiência já está em funcionamento na unidade.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário