quarta-feira, 18 de junho de 2008

Honda lança "novo Asimo"

Site Inovação Tecnológica

 

 

A primeira exibição pública do Asimo nos Estados Unidos aconteceu em 2002, em Nova York. Sigla de Advanced Step in Innovative Mobility, o robô vem sendo desenvolvido pela Honda desde 1986. Seu objetivo principal é ajudar idosos e pessoas que precisam de cuidados médicos.

 

A empresa japonesa Honda apresentou uma versão melhorada do seu famoso robô humanóide Asimo. As principais novidades são a capacidade do robô agir em ambientes da vida real, interagindo com humanos em ambientes domésticos e comerciais. É o que a empresa está chamando de "nível avançado de capacidades físicas".

 

Comparado com o modelo anterior, o novo Asimo consegue agir de forma sincronizada com as pessoas - por exemplo, andar de mãos dadas com alguém. Ele recebeu também uma nova função que o capacita a andar empurrando um carrinho com objetos. Na exposição feita pela Honda ele deu até alguns chutes numa bola de futebol. O Asimo é programado para, por exemplo, administrar remédios em determinados horários. Também pode reconhecer pessoas. Mas, por enquanto, a vocação do robô está mais para a diversão. Ele têm arrancado boas risadas com seus passos de dança.

 

 

O novo "sistema de controle total" permite que o Asimo desempenhe automaticamente as funções de uma recepcionista, guia ou entregador. Além disso, a capacidade de andar foi melhorada, com o novo Asimo conseguindo andar a velocidades de até 6 km/hora, bem como de andar em círculos.

 

Com sensores supersônicos e olhos formados por câmeras, o Asimo pode se locomover sem esbarrar em objetos, pessoas ou animais que estão pelo caminho. Na demonstração feita pela Honda, também subiu e desceu escadas sem problemas.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário